A importância do Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que acontece desde 2014. Este mês foi escolhido porque dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que acaba sendo uma realidade bastante triste no mundo inteiro.
É importante falarmos sobre isso todos os dias, porém, em setembro, há uma visibilidade maior e eu não podia deixar de falar sobre isso por aqui, ainda mais porque no Japão há um alto índice de suicídio, devido ao trabalho excessivo e o jeito de levar a vida, bem diferente do povo brasileiro.
Sobre a cor amarela, ela foi escolhida por causa da história de Mike Emme dos Estados Unidos que cometeu suício em 1994 dentro do seu Ford Mustang amarelo do qual ele era muito apegado.
Em seu enterro, os pais deram cartões com fitas amarelas e distribuíram entre as pessoas que poderiam precisar de ajuda caso estivesse passando por algo parecido. Com o passar do tempo, houve repercussão nacional e diversas campanhas foram acontecendo no mundo todo, com a cor amarela em destaque.
O que você pode fazer para ajudar?
Se você desconfia que alguém que você conheça possa estar nessa situação, tente conversar com a pessoa, se mostrar amiga e aberta a entendê-la sem julgamentos. E o mais importante de tudo, faça com que ela procure ajuda profissional e da família também.
Caso você esteja passando por essa situação, não hesite em pedir ajuda. Converse com as pessoas que você confia, procure apoio profissional, a sua vida importa e essa dor que você sente tem tratamento. Você não está sozinho(a) nessa.
A depressão é uma das doenças que mais acometem as pessoas ao redor do mundo e há saída para isso, não é fácil mas tem solução. A sua vida vale a pena e ela pode ser linda, leve e do jeito que você sempre quis. Não desista, você é único e faz a diferença no mundo.
Contatos para ajuda
- Você pode entrar em contato com o CVV (Centro de Valorização à Vida).
- No Japão tem pessoas que estão dispostas a ajudar. Você pode saber mais aqui.
- Tenho uma amiga psicóloga que atende em português. Entre em contato com ela.
E se precisar conversar, desabafar, pre de um ombro amigo ou de uma distração, pode entrar em contato comigo também. Estou sempre disposto a ajudar e ser um apoio para as pessoas, porque fotografia não são apenas fotos e sim uma troca de energia e de carinho.
Não tema em procurar ajuda, não há nenhum problema nisso. Você merece viver e se sentir bem. Vou também deixar o link para vocês sobre a cartilha do suicídio. Se cuidem e cuidem dos seus.