Diferença entre fotografia profissional e amadora
A fotografia surgiu há muitos anos e não foi obra apenas de um autor, pois ao longo do tempo várias pessoas agregaram seus conhecimentos e processos que deram início à fotografia. Em 1558, surgiu o conceito da câmera escura, que foi usada por Leonardo da Vinci, e a primeira fotografia foi uma imagem feita em 1826, por uma câmera onde foi necessária 8 horas de exposição na luz solar!
A câmera digital, por exemplo, é um modelo bastante conhecido e antigo, onde o seu desenvolvimento se deu pela pesquisa de militares dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Nesse período, esse tipo de câmera teve bastante avanço! A primeira câmera digital foi feita pela empresa Fairchild Imaging e levou o nome de All-Sky Camera. As imagens processadas nela eram feitas por um microcomputador embutido na câmera.
A Kodak é um exemplo de marca muito antiga e auxiliou na fotografia para amadores, pois ao longo do tempo as suas câmeras foram diminuindo de tamanho e a imagem mais ampliada, revolucionando o meio digital. Essa marca foi registrada em 1888 e levou esse nome por ser a câmera da empresa e apresentava facilidade ao usar, se destacando no ramo, pois para utilizar uma câmera era necessário treinamento.
Fotografia profissional
Esse tipo de fotografia é aquela feita por profissionais do ramo, que exercem essa função como a sua principal ocupação, como um meio de vida, ou seja, a fotografia é sua principal atividade no dia a dia. Além disso, tem um alto compromisso com demanda de trabalho e com prazos para seus clientes. O fotógrafo profissional faz diversos tipos de ensaios e acaba por investir um maior valor em seus equipamentos.
A fotografia profissional muitas vezes costuma possuir alta qualidade, devido ao uso de câmeras e lentes, além de programas de edição de fotos, que garantem um ótimo resultado! Essa fotografia é tirada por pessoas que estudaram a fotografia e procuram sempre se aprimorar no ramo, dedicando um grande tempo à fotografia. Para se chegar a uma fotografia profissional, é preciso de técnicas e conhecimento na área.
Fotografia amadora
A fotografia amadora muitas vezes pode ser tirada por qualquer tipo de câmera, por pessoas que não tem como atividade de trabalho principal a fotografia, mas a tem como hobby, fotografa nas horas vagas, por simples prazer e não possui a responsabilidade de um fotógrafo profissional, pois não há agendas, mas pode fazer ensaios de forma mais livre e esporádica.
Um fotógrafo amador realiza essa atividade por divertimento e muitas vezes apresenta uma fotografia tão boa quanto a profissional. A fotografia amadora pode ser feita por câmera de celular, câmera semi profissional ou por qualquer tipo de câmera, pois uma fotografia amadora, se feita com empenho e prazer, apresenta resultados que acabam sendo também excelentes.
Ou seja, uma fotografia profissional muitas vezes apresenta mais qualidade devido o conhecimento do fotógrafo, mas uma fotografia amadora também pode apresentar a mesma ou uma maior qualidade que a profissional, tudo depende do fotógrafo, dos equipamentos utilizados e de sua experiência. Portanto, se você deseja fotos de qualidade, excêntricas e únicas, entre em contato comigo e venha adquirir uma experiência exclusiva!