A importância vai muito além de ter imagens impressas com qualidade. É preciso entender a grandeza que só a mulher sente e que só o profissional capta.
Muitas mulheres têm dúvida sobre fazer ou não o ensaio fotográfico de gestante. Algumas ficam preocupadas com o corpo que está diferente, o peso que aumentou, apele que mudou e não se vêem tão bonitas. Outras pensam apenas que é bobagem e que é melhor esperar o bebê nascer, afinal, ele é a grande estrela a ser fotografada.
Fazer o ensaio de gestante é importante?
Enquanto o foco estiver no ensaio, talvez a resposta seja...não! Experimente mudar o foco e a pergunta: por que a gravidez é importante? O ensaio de gestante se torna indispensável depois de refletir sobre a grandeza da gravidez. Ela que é importante! E de tão importante, precisa desse registro fotográfico.Quando pensamentos como os que eu disse acima surgem, existe apenas uma certeza: ade estar prestes a perder o registro do momento mais especial e poderoso que só uma mulher é capaz de viver.
Se você, mãe, ainda tem dúvidas sobre por que deve fotografar essa fase, duvido que permaneça com elas até o final desse texto:
>Primeiro, conscientize-se de que este é um estágio único e sublime, diferente de qualquer outra experiência que tenha tido.
>Por ser diferente, comece a ter um outro olhar sobre si mesma, sobre o real conceito de beleza e sobre o que é só vaidade.
>Antes, até chegar esse momento, o que importava registrar era um belo look, uma bela pose e outras coisas que a superficialidade dos olhos enxerga.
>A partir desse momento, a concepção de beleza se aprofunda, o olhar vai além eo que importa ganha um novo sentido. Que tipo de beleza e características são relevantes aqui: a da mulher de antes ou da que renasce agora?
>Esse é o princípio da maternidade e da maior mudança de sua vida...
>Nessa fase, você ganha o presente divino de gerar uma vida. Você já se sentiu poderosa assim em alguma outra ocasião? Certamente nenhum outro feito nomundo, por mais grandioso que seja, irá se equivaler a esse.
>Nada mais será igual. Considere esse, então, como um grande marco: pra voce e pro bebe.
>Sim, seu corpo também irá mudar. Porém, cada marca, cada mudança é uma fase, e retrata o percurso para o nascimento. Isso é belo, é singular e mais: é oinício da história do seu filho. Pertence a ele também!
>Ao contrário do que parece, esse início não se dá no dia do parto, quando o bebê vem ao mundo. Primeiro, o mundo dele é o seu corpo. E essa trajetória, que diz respeito a ele, deve ser contada desde já.
>Lembre-se que cada gravidez é única, pois cada vida iniciada ali é única também.
>Pense: antes de engravidar pela primeira vez é possível que você nem conseguisse se imaginar tendo tal dádiva ou visualizar as transformações pelas quais passariam seu corpo. E agora que você alcançou isso, como não eternizar?
>Depois de perceber sua grandeza nesse início da maternidade, verá como todo oresto que trazia dúvidas sobre registrar ou não essa fase se tornará muito pequeno.
>Também não terá como você não se sentir mais bonita e iluminada do que já é.
Por que ter um profissional para fotografar
É aí que entra o trabalho do fotógrafo profissional que, além de bons equipamentos e uma boa luz, é feito com sensibilidade para registrar o que está além da imagem.
>Não é só mirar uma câmera e clicar. É estar presente como observador. É perceber toda essa força de mãe e ver como ela se manifesta em uma postura. Éentender como a mulher se eleva e captar isso no brilho de um olhar ou de um sorriso. E então, registrar o melhor de tudo isso. Esse é o diferencial.
>Outra razão para fazer o ensaio de gestante é a diversão em família, seja ao ar livre ou em casa - agora modificada, à espera do bebê. Dividir com ocompanheiro e com os filhos (se já tiver) esse momento é algo que você não vai querer apagar das lembranças.
>Um dia suas memórias desejarão resgatar esse período em detalhes. Seus filhos buscarão saber como foi que a própria história começou. E somente os retratos de família poderão manter isso vivo e presente. Especialmente quando são fotografias com qualidade, dirigidas de maneira sutil, descontraída e com olhar clínico e observador de um profissional que consegue captar tudo o que talvez nem você mesma se dê conta de estar transmitindo em tamanho estado de graça.
Agora que você entendeu por que fazer o ensaio de gestante, fique ligada no próximo post com as dicas que você precisa para fazer um ensaio brilhante.
N. Lenarf